Entre janeiro e julho de 2025, o Governo do Distrito Federal (GDF) restaurou 1.055 faixas de pedestres em diversas áreas da capital. Essa ação é parte do trabalho contínuo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para melhorar a sinalização nas ruas e garantir a segurança de pedestres e motoristas.
Atualmente, o Distrito Federal possui 4.491 faixas de pedestres registradas. A manutenção é feita de maneira gradual, conforme a necessidade detectada nas ruas e o planejamento técnico da Diretoria de Engenharia do Detran-DF.
O analista de Trânsito do Detran-DF, Manoel Porcidônio, explica que além da sinalização das faixas no chão, o órgão também melhora a sinalização vertical. “Em locais com grande movimento de veículos e pedestres, estamos reforçando a sinalização vertical para alertar os motoristas sobre a presença de faixas de pedestres”, comenta. Ele também destaca a importância da atitude dos pedestres: “É fundamental que eles sinalizem a intenção de atravessar, esperem os veículos pararem e só então atravessem a rua.”
População reconhece melhorias
Para muitos moradores, a restauração das faixas trouxe mais segurança. A aposentada Márcia Resende Teles, que tem deficiência visual, lembra que perdeu uma amiga vítima de atropelamento na Avenida Samdu Norte. “Sinto-me mais segura com as faixas bem pintadas, mas o problema é que nem todos os motoristas param. A segurança também depende da responsabilidade dos motoristas”, ressalta.
O porteiro Benjamim Fernandes Lustosa Júnior, que trabalha em uma escola de Taguatinga, comenta que os motoristas estão respeitando mais as faixas desde a recuperação da sinalização. “Isso é muito importante para a segurança dos alunos, professores e de todos que circulam pela região”, afirma.
A comerciante Eliana Ernesto, dona de um bar perto da escola, relata que antes da manutenção havia muitos acidentes. “Certa vez, presenciei uma batida entre quatro carros. Muitas crianças passam por aqui. Depois da recuperação das faixas, não tivemos mais atropelamentos ou colisões”, destaca.
A aposentada Rosalina Silva também valoriza a importância de manter a sinalização atualizada. “Acho que o governo deve cuidar disso sempre, em todos os lugares”, comenta.
Essa recuperação das faixas integra uma política pública focada na segurança no trânsito. O Detran-DF continuará com o cronograma de manutenção, conforme a necessidade nas ruas do Distrito Federal.
*Informações de Carlos Eduardo Bafutto, da Agência Brasília