24.5 C
Brasília
sábado, 11/10/2025

DF recebe antídotos para intoxicação por metanol

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
20.6 °
38 %
1.5kmh
0 %
sáb
31 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
28 °
qua
22 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu recentemente 20 ampolas de fomepizol, um antídoto utilizado para tratar casos de intoxicação por metanol. Este medicamento junta-se ao etanol farmacêutico, que já estava disponível, ampliando as opções para tratamento rápido na rede pública.

Ambos os antídotos são administrados por profissionais treinados, seguindo protocolos médicos rigorosos. Os medicamentos ficarão armazenados principalmente no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), mas podem ser usados em outras unidades de saúde conforme necessário.

Sara Ramos, diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, explicou que os antídotos foram adquiridos de forma preventiva. No momento, não há casos suspeitos ou confirmados na capital, mas o sistema está preparado para uma resposta rápida caso surja alguma ocorrência. Ela também informou que, se for preciso, mais ampolas poderão ser fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Situação no Distrito Federal

Dois casos de suspeita de intoxicação por metanol foram investigados e descartados. Profissionais da saúde pública e privada estão preparados para identificar rapidamente sinais da intoxicação e notificar os órgãos responsáveis, como o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF).

Além disso, a Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, intensifica a fiscalização em estabelecimentos comerciais, tanto durante o dia quanto à noite. Até agora, mais de 270 locais foram inspecionados, resultando em 61 autuações e a apreensão de cerca de 3,4 mil litros de bebida clandestina.

Veja Também