A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ganhou um lote com 50 mil doses da vacina contra a febre amarela nesta segunda-feira (26). Esse número de doses é suficiente para atender as mais de cem salas de vacinação e ainda ajudar cerca de 40 mil pessoas que precisam ser imunizadas.
A vacina é muito importante para evitar casos graves da febre amarela. Tereza Luiza Pereira destacou a importância da vacinação, lembrando que esta doença pode ser fatal. Mesmo que muitos casos não apresentem sintomas, a doença pode evoluir rapidamente.
Nos últimos anos, o Distrito Federal registrou casos da doença em 2015, 2017, 2018, 2021 e 2022. Em 2025, um morador foi infectado fora da capital, em Tocantins. Desde setembro de 2026, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está em alerta, devido à morte de macacos em Goiás.
Quem deve tomar a vacina
Crianças precisam receber duas doses, enquanto pessoas entre 5 e 59 anos devem tomar apenas uma dose. Idosos devem se vacinar após avaliação médica. Gestantes e mães que estão amamentando só devem tomar a vacina em áreas onde o vírus esteja ativo.
A secretaria recomenda que mesmo quem não tem o cartão de vacinação procure uma sala de vacina. A médica Gabriela Villar explicou que a falta do cartão não impede a pessoa de ser atendida. A equipe vai avaliar o histórico e decidir o melhor na hora.
