Neste sábado (18), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) organiza o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, com quase 600 mil doses de vacinas em mais de 100 locais no DF. Aproximadamente 2 mil profissionais estarão prontos para atender a população. A campanha, que começou em 6 de outubro e vai até 31 de outubro, tem como objetivo atualizar as vacinas de crianças e adolescentes até 14 anos, aumentar a cobertura vacinal e garantir que todos recebam as doses necessárias.
Os pontos de vacinação funcionarão por todo o DF, com endereços e horários disponíveis no site da SES-DF. Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio do DF, explicou que haverá vacinação em shoppings, supermercados e unidades básicas de saúde, muitas com serviços extras como atualização do Bolsa Família, testes para hepatites e atendimentos do Outubro Rosa. A maioria funcionará das 8h às 17h, e os pontos nos shoppings seguirão o horário dos estabelecimentos.
Tereza Luiza Pereira destacou a importância da Rede de Frio, que fica responsável pela parte técnica e logística da imunização. Ela contou que o Ministério da Saúde forneceu quase 600 mil doses para abastecer todos os locais, com planejamento para atender toda a população e garantir proteção.
Embora o foco principal seja crianças e adolescentes até 14 anos, o Dia D também inclui vacinação contra sarampo para pessoas de 1 a 59 anos e a vacina contra HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Para ampliar o alcance, a campanha leva vacinação a locais com grande movimentação, como aeroporto, rodoviária e feiras populares, além de enviar mensagens no celular para lembrar as pessoas da campanha.
Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico para crianças, adolescentes, adultos e gestantes, exceto a vacina contra dengue, que estará disponível apenas nas unidades fixas. Também serão aplicadas vacinas contra influenza e covid-19 para grupos prioritários.
Apesar do aumento da cobertura vacinal no DF em 2025, a SES-DF informa que os índices ainda estão abaixo da meta nacional. Tereza reforça a importância de toda a população participar da campanha, para vacinar crianças, adolescentes e toda a família.
As vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e poliomielite preocupam, pois a cobertura está baixa. O risco de volta do sarampo e da pólio no DF é alto devido à circulação de pessoas de países onde esses vírus ainda existem, como Afeganistão e Paquistão.
Também preocupa a baixa adesão à vacinação contra influenza e covid-19 em crianças menores de 4 anos, aumentando o risco de doenças respiratórias graves. A vacina contra o HPV tem avanços, com cobertura de 81,5% em meninas e 61,8% em meninos, superando 2023. A faixa etária foi ampliada até quase 20 anos, e cerca de 3.500 jovens já foram vacinados.
O Dia D terá um evento às 10h na Administração Regional do Riacho Fundo II, com representantes da SES-DF e do Ministério da Saúde. A campanha continua até o fim de outubro, buscando alcançar o máximo de famílias. A população deve levar cartão de vacinação e identificação; se não tiver o cartão, a equipe pode acessar o histórico vacinal e atualizar as informações na hora.
O Ministério da Saúde também apoia com o aplicativo Meu SUS Digital, enviando alertas e lembretes. A Caderneta Digital de Saúde da Criança permite consultar a situação vacinal, verificar próximas doses e atualizar registros em tempo real pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Informações oficiais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal