30.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

DF oferece vacina que previne cânceres comuns em adolescentes

Brasília
nuvens dispersas
30.5 ° C
30.9 °
30.5 °
35 %
5.1kmh
40 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
30 °

Em Brasília

Até 30 de junho de 2026, jovens de ambos os sexos com até 19 anos podem receber a vacina contra o vírus HPV. Essa vacina protege contra verrugas genitais e vários tipos de câncer, incluindo os do útero, pênis, boca, ânus e laringe. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) tem aproximadamente 10 mil doses disponíveis em 100 pontos de vacinação.

A imunização é feita em apenas uma dose e oferece proteção contra quatro tipos do vírus HPV, sendo dois considerados de baixo risco e dois de alto risco. Os tipos de baixo risco causam cerca de 90% das verrugas genitais, enquanto os tipos de alto risco estão ligados a 70% dos casos de câncer do colo do útero.

O HPV é uma doença que é transmitida principalmente por contato sexual e pode atingir a pele e mucosas da boca, região genital e anal tanto de homens quanto de mulheres. Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer, destaca que a vacinação é uma forma segura e eficaz de evitar vários tipos de câncer, oferecendo proteção antes da exposição ao vírus e fortalecendo a prevenção em saúde pública.

Aumento da vacinação

A vacina contra o HPV está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Em março de 2025, a SES-DF ampliou a vacinação para jovens de 15 a 19 anos. Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central, explica que embora a vacinação tenha começado no DF em 2013, agora está sendo oferecida para quem ainda não foi protegido.

Entre março e dezembro de 2025, foram aplicadas 4,5 mil doses da vacina em adolescentes de 15 a 19 anos, alcançando cerca de 15,6% de cobertura em meninas e 7,9% em meninos. A previsão é que sejam necessárias cerca de 40 mil doses para atingir uma cobertura de 90% nessa faixa etária.

Tereza Luiza ressalta que a vacina é segura, sendo contraindicada apenas para pessoas com alergia grave à levedura ou reação alérgica severa, além de gestantes. Quem estiver com doenças febris moderadas ou graves deve aguardar a melhora para se vacinar.

*Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também