27.5 C
Brasília
quinta-feira, 19/02/2026

DF oferece Implanon em UBSs para grupos prioritários

Brasília
chuva fraca
27.5 ° C
28.4 °
27.5 °
51 %
4.6kmh
75 %
qui
26 °
sex
24 °
sáb
24 °
dom
22 °
seg
20 °

Em Brasília

A rede pública de saúde do Distrito Federal agora oferece o Implanon, um método contraceptivo de implante sob a pele que libera o hormônio etonogestrel, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Esse método foi incluído recentemente no Sistema Único de Saúde (SUS) e será disponibilizado primeiro para grupos prioritários.

O Ministério da Saúde enviou quase 10,1 mil unidades para o DF. Conforme destaca Viviane Albuquerque, referência técnica em Saúde da Mulher na Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde (SES-DF), o Implanon é indicado para pessoas para quem outros métodos eram menos seguros ou difíceis de usar. A oferta para outros grupos será ampliada após a chegada de mais unidades.

O Implanon é um contraceptivo reversível de longa duração que não precisa ser tomado todo dia, diferente da pílula ou das injeções, e protege por até três anos. O procedimento para colocar o implante é simples e rápido, feito por médicos ou enfermeiros treinados, com anestesia local no braço. Sua eficácia é superior a 99%, comparável à laqueadura, sendo o método não cirúrgico mais eficiente disponível.

Mulheres em idade fértil podem encontrar vários métodos contraceptivos nas UBSs, como preservativos, pílulas, injeções e esterilização definitiva. Apenas os preservativos também evitam infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Para mais informações, recomenda-se procurar a equipe de Saúde da Família na UBS mais próxima.

Veja Também