A Secretaria DF Legal realizou uma ação na quinta-feira (10) para impedir a expansão irregular de terrenos nas chácaras 17/18 do Núcleo Rural Monjolo, no Recanto das Emas. Essa área é pública e está próxima do Córrego Monjolo, que é uma Área de Preservação Permanente (APP).
Durante a operação, os agentes encontraram cercas, caminhos, caixas d’água e construções simples de madeira que indicavam tentativa de apropriação do terreno. Também havia uma construção de alvenaria. Foram removidas três construções precárias, uma casa de alvenaria, 4 km de cercas, 30 postes e quatro caixas d’água.
A área fica em zona rural, onde não é permitida a criação de condomínios ou construções urbanas. A situação é grave, pois o cercamento estava invadindo a margem do córrego.
Segundo a DF Legal, o combate a ocupações ilegais em estágios iniciais é prioridade para as equipes de Pronto Emprego. Para isso, são usados drones, imagens de satélite e os sistemas Sisdia e Terrageo para monitorar o território do Distrito Federal continuamente.
Informações fornecidas pela DF Legal