17.5 C
Brasília
quinta-feira, 02/04/2026

DF entrega preservativos em blocos de carnaval para evitar ISTs

Brasília
neblina
17.5 ° C
17.8 °
17.5 °
100 %
1.5kmh
100 %
qui
25 °
sex
22 °
sáb
25 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) está colaborando com os organizadores dos blocos de carnaval para distribuir preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e autotestes para os foliões. O objetivo é proteger contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o carnaval.

Este evento, conhecido por aumentar os riscos para a saúde sexual, terá mais de 90 mil kits disponíveis no Espaço Acolher, perto da Plataforma Monumental e da Esplanada dos Ministérios. A ação acontece durante os quatro dias de festa e oferece também orientação e serviços de saúde pública.

Beatriz Maciel Luz, gerente da Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SES-DF, destaca que “o carnaval traz situações que elevam o risco de transmitir ISTs. Por isso, adotamos medidas para orientar e atender o público que vai aos blocos, promovendo a saúde sexual e a prevenção”.

A estratégia usada combina várias abordagens para diminuir novas infecções de ISTs, como HIV, sífilis e hepatites B e C. O sistema público oferece testes regulares, vacinas contra HPV e hepatite B, além de remédios preventivos antes (PrEP) e depois (PEP) da exposição ao HIV.

Beatriz ressalta que “fazer o teste antes da festa é muito importante, pois ajuda a identificar ISTs mesmo sem sintomas e permite iniciar tratamento rapidamente. Para prevenir o HIV, a PrEP é recomendada para quem tem maior risco e está disponível na rede pública. Se ocorrer uma relação sem proteção, é essencial procurar atendimento para avaliação e possível uso da PEP”.

Entre 2020 e 2024, o DF registrou 3.838 casos de HIV e 1.177 casos de aids entre moradores. Nesse período, os casos de HIV se mantiveram estáveis e os de aids diminuíram, de 8,5 para 5,3 por 100 mil habitantes.

Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também