O Distrito Federal (DF) foi apontado como o lugar mais seguro do Brasil para se dirigir. Isso se deve a diversos fatores, como boas sinalizações nas ruas, uma gestão eficiente da segurança no trânsito e fiscalização rigorosa. Uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) analisou diferentes indicadores de segurança nas estradas de todas as unidades da federação do país, e o DF ficou em primeiro lugar.
O estudo utilizou o Índice de Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS), que avalia a segurança viária com base em sete pilares: gestão da segurança no trânsito, vias seguras, segurança dos veículos, educação no trânsito, atenção à saúde e atendimento às vítimas, fiscalização e normas, além das taxas de mortalidade no trânsito. Cada região poderia receber até 5 pontos, e o DF conseguiu 4 pontos, ficando acima de estados como Rio Grande do Sul e Goiás.
João Paulo Pereira, motorista de aplicativo, comentou que Brasília tem um trânsito organizado e seguro em comparação com outras cidades onde já dirigiu, destacando a boa sinalização em vias importantes como o Eixão e a Estrutural. No entanto, ele alerta para o uso do celular ao volante, que é uma causa frequente de acidentes no DF.
O relatório do ONSV aponta que o uso do celular enquanto dirige é uma das distrações mais perigosas e também uma das infrações com menor número de registros devido à dificuldade da fiscalização. Estados que apresentam mais infrações registradas tendem a ter uma fiscalização mais eficaz e ações educativas mais constantes.
Israel Vasconcelos, taxista com 30 anos de experiência, destacou que a segurança no trânsito do DF poderia ser melhor com mais conscientização dos motoristas. Para ele, a sinalização é adequada e as ruas são bem iluminadas e organizadas, porém o trânsito é complicado e os motoristas costumam ser imprudentes.
Além disso, o DF possui um alto grau de integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), garantindo um melhor controle e planejamento das ações voltadas para a segurança no trânsito. O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, ressaltou a importância da educação no trânsito para reduzir acidentes e garantir um serviço mais tranquilo e seguro para todos.
Ele afirmou que a orientação e educação da população são estratégias fundamentais para que se respeite as regras de trânsito, promovendo um ambiente mais seguro, pacífico e que valoriza a vida de todos na cidade.