23.2 C
Brasília
segunda-feira, 09/02/2026

DF começa treinamento de 150 brigadistas para o ciclo 2026

Brasília
nuvens quebradas
23.2 ° C
23.2 °
23.2 °
74 %
2.9kmh
83 %
ter
24 °
qua
20 °
qui
24 °
sex
25 °
sáb
19 °

Em Brasília

O Instituto Brasília Ambiental, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Distrito Federal (Senar-DF), iniciou um programa para treinar 150 brigadistas florestais que trabalham nas áreas de conservação do Distrito Federal. Essa ação faz parte do Plano Estratégico de Treinamentos dos Brigadistas Florestais (Petbrif), que tem como foco garantir a segurança e o manejo correto do fogo para o ciclo 2026-2027.

Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal, ressaltou a importância de investir na capacitação desses profissionais. Ela afirmou: “Preparar nossos brigadistas é investir na conservação do Cerrado e na proteção da vida. Eles estão na linha de frente, lidando com riscos diariamente, e precisam estar prontos, técnica e operacionalmente, para enfrentar os desafios dos incêndios florestais.”

Rôney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental, destacou a necessidade de treinamento constante para as equipes. “O trabalho dos brigadistas exige conhecimento técnico, domínio dos procedimentos e cuidado rigoroso com a segurança. Esta capacitação reforça nosso compromisso com a prevenção, o manejo integrado do fogo e a proteção das unidades de conservação do DF” afirmou ele.

Os primeiros treinamentos incluem o curso da Norma Regulamentadora (NR) 31.12 – Segurança e Saúde no Trabalho Rural e Florestal, que acontecerá de 9 a 12 de fevereiro, com duração de 16 horas, na área de Educação Ambiental do Parque Ecológico de Águas Claras. Depois, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, haverá a capacitação em Análise de Perigos e Riscos (APH), no Centro de Formação da Estação Ecológica de Águas Emendadas.

Érisom Vieira Cassimiro, diretor de Manejo Integrado do Fogo, explicou que o curso NR 31.12 é focado na segurança e saúde no trabalho florestal, com oito horas de teoria e oito de prática, ensinando o uso correto dos equipamentos para evitar acidentes. A meta é capacitar todos os 150 brigadistas durante o ano, em grupos de até 15 pessoas, começando pelos chefes de brigada, que ensinarão o que aprenderam para os demais. Após isso, serão oferecidos cursos para operadores de motosserras e roçadeiras, incluindo manutenção e operação.

*Com informações da Agência Brasília

Veja Também