Desde 2023, o Distrito Federal mais que dobrou a quantidade de locais dedicados a ajudar mulheres em situação de violência, passando de 14 para 31 unidades especializadas. Essa expansão é um esforço da Secretaria da Mulher (SMDF) para criar uma estrutura mais eficiente de acolhimento e proteção. O tema é especialmente importante neste 2 de outubro, Dia Internacional da Não Violência, que lembra o nascimento de Mahatma Gandhi, símbolo global da paz e da resistência pacífica.
A vice-governadora, Celina Leão, destaca que aumentar essa rede mostra o compromisso do Governo do Distrito Federal em garantir atendimento rápido e humano para todas as mulheres da região que enfrentam violência. “O GDF trabalha com coragem e responsabilidade para proteger vidas. Investir em políticas públicas para mulheres e homens é salvar histórias e construir uma sociedade mais justa”, afirma.
Entre janeiro e agosto, a Secretaria da Mulher atendeu milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo apoio e proteção. Na Casa da Mulher Brasileira foram feitos 7.451 atendimentos, beneficiando 3.303 mulheres. A Casa Abrigo realizou 4.382 atendimentos, acolhendo 484 pessoas.
Os Espaços Acolher forneceram 8.580 atendimentos e acolheram 4.767 mulheres, enquanto o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) registrou 4.570 atendimentos, acolhendo 2.140 pessoas. Esses números mostram o impacto positivo das ações voltadas para as mulheres no Distrito Federal.
“Cada mulher que vence a violência abre caminho para outras. Nosso compromisso é expandir o acesso à rede de apoio, garantir condições reais de autonomia e mostrar que ninguém está sozinha. Esses dados representam histórias de acolhimento, superação e fortalecimento,” ressalta a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira.
Dia Internacional da Não Violência
A ONU criou essa data em 2007 para promover a cultura da paz, diálogo, tolerância e entendimento entre as pessoas. No Brasil, o dia também é usado para alertar contra toda forma de violência — física, psicológica, patrimonial, moral e sexual — princípios que guiam o trabalho da Secretaria da Mulher no DF.