18.5 C
Brasília
quinta-feira, 08/01/2026

Dez pessoas se afogam e morrem nas praias de São Paulo no início de 2026

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
19.5 °
18.1 °
95 %
0.5kmh
75 %
qui
26 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
26 °

Em Brasília

Dez pessoas perderam a vida afogadas nas praias do litoral de São Paulo durante os primeiros dias de 2026, conforme informado pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), que é responsável pela segurança das praias.

Entre os dias 1º e 4 de janeiro, além dessas fatalidades, foram resgatadas 336 pessoas em situação de perigo. Uma pessoa ainda está desaparecida desde a tarde de sábado (3), na cidade de Mongaguá, localizada na Baixada Santista.

Considerando o período de 1º de dezembro de 2025 até o último domingo (4), foram registradas 21 mortes por afogamento e 1.184 salvamentos, contando até com o uso de aeronaves para ajudar nos resgates.

O helicóptero Águia da Polícia Militar participou de pelo menos 20 dessas operações de salvamento.

Em um dos casos, uma criança de 10 anos foi salva na Praia Grande, também na Baixada Santista, no bairro Maracanã. A criança foi retirada do mar em estado grave e, após receber reanimação, melhorou e foi levada para atendimento médico.

Outro incidente ocorreu na Praia do Tombo, em Guarujá, onde uma pessoa foi levada pela correnteza e ficou presa perto das pedras. Guarda-vidas chegaram ao local em uma moto aquática para ajudar, e o helicóptero Águia usou uma grande rede chamada puçá para levar a vítima em segurança até a terra firme.

A Operação Praia Segura está acontecendo em todo o litoral paulista e segue até 31 de março, com reforço de bombeiros para prevenir acidentes no mar durante o verão.

Mais de 500 guarda-vidas temporários, junto com os bombeiros do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), estão atentos para atuar em casos de emergência.

Karoline Burunsizian, capitão do Corpo de Bombeiros, alerta: “Algumas pessoas pensam que nada vai acontecer, até que acontece. Por isso, é melhor não se arriscar e ouvir as orientações dos salva-vidas.”

Veja Também