22.5 C
Brasília
sexta-feira, 29/08/2025

Dez anos de cuidados farmacêuticos na Saúde

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
22.5 °
20.6 °
43 %
6.2kmh
0 %
sáb
29 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
22 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal comemorou recentemente uma década da implementação da assistência farmacêutica clínica. A celebração aconteceu no Conselho Federal de Farmácia, com a participação de mais de 130 farmacêuticos de diversos níveis de atenção. O evento contou com debates, homenagens aos pioneiros da Farmácia Clínica e troca de experiências.

Desde 2015, essa política permite que farmacêuticos clínicos estejam presentes em todos os serviços da rede de saúde, melhorando o acompanhamento do uso de remédios e ajudando os pacientes a seguirem seus tratamentos corretamente. Esses profissionais são responsáveis pela entrega dos medicamentos, orientação e monitoramento dos horários e doses de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Humberto Lopes, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal, destacou a importância do papel do farmacêutico: “Mais importante do que entregar o remédio é garantir que o paciente siga o tratamento. Por isso, o farmacêutico clínico tem uma função fundamental.”

Matheus de Moura, subsecretário de Logística da Secretaria de Saúde, ressaltou os avanços: “O cuidado farmacêutico promove o uso correto dos medicamentos, aumenta a segurança dos tratamentos e traz melhorias na saúde das pessoas.”

Sara Cristina Ramos, diretora de Assistência Farmacêutica, agradeceu a dedicação dos profissionais: “Nada disso seria possível sem o empenho de vocês, que trabalham para oferecer o melhor cuidado aos pacientes.”

Impactos e resultados

Nos últimos dez anos, os farmacêuticos dos hospitais públicos do DF acompanharam mais de 800 mil pacientes, fazendo mais de 200 mil sugestões para melhorar os tratamentos em colaboração com outras equipes de saúde. Eles acompanham o paciente desde a entrada no hospital até a alta, garantindo o uso seguro dos medicamentos.

Nas farmácias que oferecem remédios de alto custo, as unidades da Asa Sul e Ceilândia concentram a maior parte das dispensas, seguidas pela unidade do Gama.

Fernanda Duarte, da Gerência do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, falou sobre a crescente importância do farmacêutico: “O reconhecimento do papel clínico do farmacêutico tem sido fundamental para melhorar o cuidado aos pacientes.”

Ricardo Marcelino, da Gerência do Componente Especializado, destacou a proximidade com a população: “O farmacêutico é frequentemente o profissional mais preparado para identificar problemas com os medicamentos e buscar soluções.”

O evento também contou com a presença de importantes representantes da área, como a conselheira federal Gilcilene Maria dos Santos El Chaer, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, Tarcísio José Palhano, e a médica infectologista Maria de Lourdes Worisch.

Informações da Secretaria de Saúde

Veja Também