O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fez uma grande operação chamada Carnaval: Folia Segura 2026 entre os dias 6 e 8 de fevereiro, com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O objetivo foi evitar que motoristas dirigissem após beberem álcool.
Nesse período, foram feitas 854 abordagens e realizados 839 testes de bafômetro nas regiões de Taguatinga, Águas Claras, Santa Maria, Plano Piloto, Gama e Ceilândia.
Ao todo, 79 motoristas foram multados por dirigir alcoolizados, e dois deles foram levados à delegacia por estarem com o nível de álcool no sangue considerado crime. Também foram encontrados 31 motoristas que não tinham habilitação, dois com a carteira de motorista suspensa e 69 por outras infrações. Além disso, 27 veículos tinham escapamentos modificados de forma irregular.
As equipes do Detran-DF também trabalharam no controle do trânsito e na interdição de ruas devido a eventos de carnaval. No Parque da Cidade, atuaram durante o Me Leva Festival. No Eixão Sul, houve interdições para os blocos Beco Elétrico e Desodorante do Suvaco. No Setor Bancário Sul (SBS), as interdições foram para os blocos Galo Cego e Carnaval Urgente.
Os agentes ainda estiveram no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano, antigo local da Funarte, durante o Bloco Cafuçu do Cerrado, e na Vila Planalto, onde houve interdições e controle do tráfego por conta de um evento esportivo, sempre com foco na segurança no trânsito e em manter as vias livres para o fluxo dos veículos.
