Na noite da última quarta-feira (27), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma ação chamada Operação Sossego na área do Sol Nascente. O objetivo foi combater infrações de trânsito, especialmente entre motociclistas que usam escapamentos ilegais e dirigem de maneira perigosa, causando barulho e riscos para a comunidade.
Durante a operação, 120 motoristas foram parados e 80 testes de bafômetro foram feitos, com dois casos de embriaguez confirmados. Também foram encontrados 12 motociclistas sem habilitação e quatro com carteira vencida. Além disso, 14 veículos receberam multas por escapamentos alterados, o que prejudica o sossego dos moradores.
Veículo irregular chama atenção
Um caso que se destacou foi a apreensão de uma bicicleta com motor a combustão instalado no quadro. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, essa modificação transforma a bicicleta em ciclomotor, que precisa de documentação e autorização para ser conduzido. Essa foi a terceira apreensão de veículos assim no oeste do Distrito Federal nos últimos dias.
A ação contou com o apoio de sete policiais militares do 10º Batalhão da PMDF, reforçando o trabalho para garantir respeito às leis e maior segurança no trânsito local.
A Operação Sossego faz parte de várias medidas do Detran-DF para evitar comportamentos que colocam em perigo motoristas e pedestres, especialmente onde há muitas motocicletas circulando.