19.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Detran começa a instalar radares mais modernos em vias urbanas

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
17.6 °
100 %
1kmh
0 %
ter
31 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
28 °
sáb
21 °

Em Brasília

Os novos radares de trânsito instalados pelo Detran nas vias urbanas do Distrito Federal começaram a funcionar nesta semana. Segundo o órgão, os 206 equipamentos vão monitorar a velocidade imediata no momento do registro, e não a velocidade média entre dois pontos. Os pardais substituem a instalação de sensores no asfalto pelo acionamento de raios laser. Os novos equipamentos contam o número de veículos que passam pelo local e fazem a medição da velocidade.

Se o veículo estiver acima da velocidade permitida, câmeras de alta resolução são ativadas e um sistema de reconhecimento ótico (OCR) possibilita a leitura nítida da placa. Os radares instalados próximos a faixas de pedestres e semáforos também identificam infrações. Com as imagens, o Detran diz que pode ainda ajudar a polícia a localizar carros roubados que passem pelas vias fiscalizadas.

“O meliante vai pensar duas vezes antes de roubar um carro no DF, sabendo que este equipamento identifica a placa em tempo real”, afirma o especialista de trânsito Márcio Andrade.

Ação limitada
Os equipamentos instalados desde outubro têm outras funções, que ainda não podem ser usadas. As câmeras permitem identificar se o motorista está sem cinto ou falando ao celular, mas a legislação de trânsito só prevê esse tipo de autuação por câmeras em rodovias e estradas parque.

A multa com base na velocidade média, divulgada como boato nas redes sociais, também é vetada por lei. O Detran informa que os equipamentos conseguem fazer a medição por trecho, mas os dados não podem ser utilizados pelo departamento.

Na prática, as regras do monitoramento continuam as mesmas. O diretor-geral do Detran, Jayme Amorim, afirma que o dado de velocidade média poderá ser usado para informar os condutores de uma possível lentidão na via. “Isso vai nos auxiliar muito na mobilidade urbana, ajudando o Detran e outros órgãos a terem uma visão melhor do trânsito.”

Fonte: G1




Veja Também