Fragmentos provenientes da explosão do protótipo de nave da SpaceX, denominado Starship, em janeiro deste ano, quase colidiram com três aeronaves comerciais que transportavam passageiros. A informação foi revelada pelo Wall Street Journal, com base em documentos da agência de aviação dos Estados Unidos (FAA).
Conforme reportado pelo jornal americano, os resíduos da nave da empresa de Elon Musk quase acertaram um voo da JetBlue, outro da Iberia Airlines e um jato executivo. Ao todo, cerca de 450 passageiros estavam nos aviões. As aeronaves transitavam por uma área do Caribe quando ocorreu a explosão. Os destroços permaneceram caindo durante quase cinquenta minutos.
Após receberem aviso sobre a queda dos fragmentos, os pilotos tiveram que optar entre manter a rota normal, arriscando-se a passar por uma possível zona afetada pelos destroços da nave, ou desviar e correr o risco de esgotar o combustível.
Veja vídeo da explosão em janeiro deste ano:
Em março, outro protótipo da SpaceX sofreu uma explosão, numa das tentativas de Elon Musk para a colonização de Marte. Na ocasião, a FAA iniciou uma investigação sobre o ocorrido e exigiu que a empresa investigasse a causa do problema e obtivesse aprovação da agência antes de autorizar novos voos da Starship.
Porém, a SpaceX obteve sucesso em dois lançamentos da Starship, sendo o mais recente em outubro deste ano, quando a nave conseguiu pousar verticalmente no Oceano Índico conforme projetado.

