Brasília perdeu nesta quinta-feira (23) uma figura muito importante e pioneira tanto para a cidade quanto para o setor farmacêutico no Brasil. O empresário Álvaro José da Silveira, 83 anos, pai do presidente do Sindiatacadista Álvaro Júnior, deixou um legado marcante depois de muitos anos vivendo e contribuindo para o crescimento da capital.
Natural de Ponte Alta, distrito de Uberaba, em Minas Gerais, Silveira serviu no Exército antes de entrar na vida empresarial. Um de seus grandes feitos foi construir um império no comércio farmacêutico, ampliando muito a rede de farmácias Drogaria Rosário, que chegou a ter mais de cem unidades pelo país.
Pioneiro, ele chegou a Brasília em 1975 vindo de Goiânia, após começar sua carreira na indústria farmacêutica brasileira. Destacou-se por sua forte participação nas atividades sindicais e associativas, ajudando a consolidar o sindicato das farmácias da capital e depois a Fecomércio.
O presidente do Sindiatacadista, Álvaro Júnior, destacou: “O papai amava essa cidade. Ele sempre lutou por Brasília e a cidade sempre foi muito generosa conosco”.
O ponto alto de sua carreira foi presidir a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) entre 2008 e 2016, liderando as maiores redes de farmácias do Brasil por mais de oito anos.
Segundo o site Panorama Farmacêutico, Silveira foi um defensor da redução da alta carga de impostos no setor, além de lutar pela liberdade econômica das farmácias, permitindo que elas oferecessem uma variedade maior de produtos.
Amor a Brasília
De acordo com seu filho Álvaro Silveira Júnior, o empresário sempre teve um forte amor pela capital federal e uma dedicação constante para o seu progresso.
Em Brasília, ao lado de Mariza Silveira, formou sua família e teve quatro filhos.
