O tradicional desfile cívico e militar do dia 7 de Setembro teve como tema “Brasil Soberano”. Na Esplanada dos Ministérios, cerca de 45 mil pessoas se reuniram para acompanhar a celebração do Dia da Independência. O evento teve três temas principais: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, além dos desfiles das tropas da Marinha, Exército e Forças Aéreas.
Com orgulho de ser brasileiro, famílias se juntaram ao redor das arquibancadas para assistir ao desfile. A psicóloga Ana Débora Silva Leite, 28 anos, e o projetista Jeferson Rodrigues Freire, 35 anos, foram ao evento com seus filhos, aproveitando para tornar esse momento patriótico especial para a família. Para eles, que vivem no Distrito Federal há mais de cinco anos, assistir ao desfile foi uma nova experiência.
Ana contou que desfilava na infância na sua cidade natal e quer que seus filhos também vivenciem essa tradição. Os filhos Isaac e Maria aproveitaram bastante o evento, principalmente a Maria.
Orgulho da bandeira
Rai Melonio, técnica em enfermagem, esteve presente com sua filha Ana Tereza Melonio, estudante de Biologia. Para elas, é importante mostrar amor pelo país e participar das tradições da independência. Ana Tereza ressaltou que a bandeira representa o Brasil e os brasileiros, sem diferenciação política, e destacou a importância do sentimento de união nacional proporcionado pelo desfile.
Clarice Marinho, servidora pública, foi ao desfile com a família e sentiu-se emocionada ao voltar a assistir o evento, que costumava acompanhar com seu pai. Para ela, é uma oportunidade de as pessoas conhecerem e admirarem os serviços das Forças de Segurança e outras instituições que participaram do desfile, como estudantes e o Samu.
A estudante de física Verônica Rabello, 21 anos, assistiu ao desfile desde pequena e continua vindo todos os anos. Ela definiu o evento como uma celebração que mostra tudo o que o Brasil oferece à população, como saúde, segurança e educação, e destacou a qualidade desses serviços, apesar das dificuldades enfrentadas pelo país.