O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1º/8) a demissão imediata de Erika McEntarfer, comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS) — órgão responsável pela coleta e divulgação dos dados de emprego nos EUA. A decisão veio após um relatório mostrar a criação de apenas 73 mil empregos em julho e revisão negativa de 258 mil empregos nos dois meses anteriores.
Trump comunicou a decisão pela sua conta na Truth Social, acusando McEntarfer de manipular os números “para fins políticos” e sugerindo que as informações foram distorcidas para beneficiar a adversária democrata nas eleições de 2024, Kamala Harris.
“Ordenei à minha equipe que demita esta indicada política de Biden, IMEDIATAMENTE. Ela será substituída por alguém muito mais competente e qualificado. Dados importantes assim devem ser verdadeiros e corretos, não manipulados para objetivos políticos”, declarou o presidente.
McEntarfer foi aprovada pelo Senado em janeiro de 2024 com ampla maioria (86 votos a 8) para um mandato de quatro anos à frente do BLS.
Desemprego sobe nos EUA
A reação presidencial ocorreu após relatório preocupante do Departamento do Trabalho. Os dados oficiais indicaram que o mercado de trabalho perdeu ritmo em julho, contrariando a expectativa dos analistas, que previam a criação de 105 mil empregos.
A taxa de desemprego aumentou de 4,1% para 4,2%, ampliando as preocupações sobre a desaceleração econômica.
Especialistas em economia destacam que tarifas sobre importações, controle rigoroso da imigração e demissões no serviço público são alguns dos fatores que têm contribuído para o enfraquecimento do mercado de trabalho.
“As falhas no mercado de trabalho se intensificaram bastante e isso eleva a pressão sobre o Federal Reserve para diminuir as taxas de juros”, comentou Kathy Bostjancic, economista-chefe da Nationwide, em comunicado aos investidores.