São Paulo, 01 – As práticas de sustentabilidade e o processo de redução das emissões de carbono nas empresas já influenciam diretamente as negociações para obtenção de crédito junto aos bancos. No caso da SMS Group, uma grande empresa do setor de metais, essas iniciativas resultaram em condições de financiamento com juros mais baixos, conforme explicou Fabíola Fernandez, diretora financeira (CFO) da companhia alemã.
“A cada cinco anos renovamos nosso contrato com os bancos, e este ano é o momento de refinanciamento para a SMS. Tenho mais de 20 anos como CFO e normalmente as conversas giram em torno de demonstrações financeiras, lucros e a capacidade de pagamento do crédito. Contudo, nesta vez o cenário mudou. Durante as reuniões com os bancos, apenas 10% do tempo foi dedicado a finanças e lucros, enquanto 90% focou em questões sobre pegada de carbono, sustentabilidade, investimentos em tecnologias modernas e diversidade. Dependendo desses fatores, nossas taxas de juros podem ser maiores ou menores para os próximos cinco anos”, afirmou Fernandez em evento promovido pelo escritório Levy & Salomão Advogados.
Segundo a CFO, o avanço da empresa na área de sustentabilidade e descarbonização não trouxe benefícios apenas para a competitividade no mercado e para atender a clientes, muitos deles europeus com normas rigorosas. Também impactou positivamente no preço do financiamento, permitindo que a SMS conseguisse taxas inferiores às negociadas em 2020. “É interessante notar como esse tema está realmente avançando e se tornando algo concreto”, destacou.
Ela ressaltou que projetos voltados a sustentabilidade em grandes empresas costumam levar, no mínimo, um ano para serem concluídos. Isso inclui mapear as fontes de emissão de gases de efeito estufa, definir métodos e ferramentas para controle, além de lidar com possíveis mudanças legais ao longo do processo. “É fundamental estar preparado”, alertou Fernandez.
A executiva explicou que na União Europeia esse tipo de negócio sustentável já vem se desenvolvendo desde 2005, com discussões e a criação do mercado de carbono. Porém, diante do volume de comércio internacional, todas as empresas precisam acompanhar os avanços e mesmo que seja um desafio calcular suas próprias emissões e as dos fornecedores, isso é uma tarefa urgente.
Estadão Conteúdo