Na praia de Copacabana, durante as celebrações de Réveillon no Rio de Janeiro, um adolescente está desaparecido no mar e mais de cem pessoas foram salvas ao longo do dia. A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu aviso de ressaca para todo o litoral, alertando para o perigo e recomendando que ninguém entre na água.
Pela manhã, o Corpo de Bombeiros procurava um jovem de 14 anos, morador de Campinas (SP), que desapareceu próximo ao Posto 2. Durante as operações de resgate, mais de cem pessoas foram salvas em Copacabana.
À tarde, um homem foi resgatado em estado grave em Ipanema com apoio de um helicóptero e levado ao Hospital Miguel Couto. As ondas chegaram a atingir palcos montados para a festa. A Marinha também alertou para ressaca, prevendo ondas de até 2,5 metros até a manhã seguinte.
As praias estão muito cheias devido às comemorações, e o tenente-coronel Fábio Contreiras, do Corpo de Bombeiros do Rio, reforçou os avisos feitos por drones para que as pessoas evitem entrar no mar devido ao risco elevado causado pelas ondas e correntes fortes.
Contreiras explicou: “O mar está perigoso, com ondas altas e forte correnteza. A segurança é prioridade, então não mergulhem. Vamos usar drones para alertar e evitar acidentes.”
Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de riscos da COPPE/UFRJ, destacou que as condições do mar estão ruins e que ele próprio ajudou a resgatar pessoas. Ele também alertou sobre o risco de tempestades com raios durante a festa.
Portela afirmou: “Pratico surfe e conheço bem o mar, que está muito perigoso. A correnteza pode surpreender mesmo em locais rasos.”
Ele também ressaltou que raios durante tempestades representam um grande risco para quem está na praia, já que os para-raios dos prédios não protegem a areia, onde as pessoas ficam expostas.
O especialista sugeriu que, para a segurança durante as celebrações, as pessoas sejam levadas para áreas protegidas, como ruas próximas cercadas por prédios altos, que oferecem maior proteção contra descargas elétricas.
Esses cuidados são importantes para evitar acidentes durante um dos momentos mais movimentados do ano na cidade.

