28.5 C
Brasília
quinta-feira, 27/11/2025




Desafio difícil, reconhece relator da aprovação de Messias no Senado

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
27.6 °
53 %
4.1kmh
40 %
qui
28 °
sex
31 °
sáb
32 °
dom
28 °
seg
30 °

Em Brasília

O relator designado para analisar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), Weverton Rocha (PDT-MA), afirmou nesta quinta-feira (27/11) que recebeu uma tarefa complicada devido ao ambiente delicado que envolve a nomeação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O nome do advogado-geral da União provocou descontentamento no presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendia seu antecessor, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Luis Roberto Barroso no STF.

Na parte da manhã, Weverton recebeu Messias em seu gabinete, onde conversaram a sós por mais de uma hora. Após esse encontro, o senador anunciou que pretende procurar Alcolumbre ainda hoje para tentar aliviar as tensões entre eles.

“Fiquei honrado com a tarefa, que certamente é complexa, especialmente devido ao clima atual. Estamos já em um ano próximo das eleições, o que intensifica os debates e reações. Pretendo compreender verdadeiramente o contexto da Casa e trabalhar da melhor forma possível”, declarou Weverton à imprensa.

Weverton Rocha foi indicado pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), em parceria com o chefe do Senado. A sabatina e votação estão agendadas para 10 de dezembro, um prazo curto para que Messias possa superar as resistências dos senadores.

O indicado pelo presidente Lula já começou a realizar encontros políticos no Senado e já conversou com os líderes do PSD, MDB, além do próprio relator. Na noite de quarta-feira, Messias manifestou confiança em ter um encontro com Alcolumbre “no momento oportuno” e negou a existência de qualquer conflito com o chefe do Senado.




Veja Também