26.5 C
Brasília
segunda-feira, 02/02/2026

Desabamento mata mulher e fere pessoas no Rio

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
57 %
4.1kmh
75 %
seg
27 °
ter
24 °
qua
22 °
qui
23 °
sex
26 °

Em Brasília

BRUNA FANTTI
FOLHAPRESS

Durante a madrugada desta segunda-feira (2), um prédio de quatro andares que abrigava duas famílias desabou no bairro Maracanã, na Avenida Presidente Castelo Branco, Rio de Janeiro, em uma área conhecida como favela do Metrô. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher morreu e nove pessoas ficaram feridas.

A vítima fatal foi identificada como Michele Martins, de 40 anos. Seu corpo foi encontrado sob várias lajes, a cerca de cinco metros da filha de sete anos, que foi resgatada após cinco horas sob os escombros. A criança sofreu algumas fraturas, mas sem ferimentos expostos, e foi encaminhada ao hospital para tratamento.

A irmã da menina, de 14 anos, também precisou ser internada após ser retirada dos escombros na primeira hora do resgate. A família estava no primeiro andar do prédio no momento do desabamento. Michele deixa quatro filhos e o marido.

O tenente-coronel Fabio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, explicou que o resgate da menina foi muito difícil. Ele relatou que a equipe estava muito próxima dela, mas precisavam agir com cuidado devido ao acúmulo de várias lajes sobrepostas. “Estamos a poucos centímetros da menina e conseguimos movimentar parte dos membros inferiores dela. Agora é aguardar os próximos momentos”, disse o oficial.

O desabamento ocorreu em efeito ‘panqueca’, onde as casas de dois andares desmoronaram umas sobre as outras.

Além da menina e da adolescente internadas, outras oito pessoas que se feriram receberam atendimento médico e já tiveram alta. A favela do Metrô fica perto do estádio do Maracanã. Em 2010, começou o processo de desocupação e demolição de casas para instalação de equipamentos para as obras das Olimpíadas de 2016. Em 2015, após decisão judicial, cerca de 500 famílias ainda moravam no local.

Após as Olimpíadas, construções irregulares voltaram a ser erguidas na área.

Na manhã desta segunda-feira, o Centro de Operações do Rio (COR) informou que algumas ruas próximas estão parcialmente bloqueadas, causando trânsito lento no local.

No domingo à noite, a Defesa Civil alertou sobre chuva forte na cidade. Diversos bairros registraram chuva com vento forte e alagamentos nas ruas.

O Sistema Alerta Rio confirmou chuva forte na estação de Guaratiba e chuva moderada na Ilha do Governador entre as 19h30 e 20h. As temperaturas variaram entre 21,9 °C em Jacarepaguá e 39,5 °C na Marambaia, levando o Centro de Operações a decretar o nível dois do Protocolo de Calor.

Veja Também