O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou na última terça-feira (5) uma concorrência eletrônica, nº 90021/2025, para contratar uma empresa que fará a restauração do pavimento asfáltico em parte das rodovias Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075). O trecho a ser restaurado possui cerca de 10,5 quilômetros e faz parte do projeto do Corredor de Transporte Coletivo do Eixo Sudoeste.
O investimento prevista é de R$ 103 milhões, com recursos da Fonte 100, do tesouro do Governo do Distrito Federal. A sessão para disputa de preços acontecerá em 26 de agosto, às 10h. Após essa etapa, serão divulgadas as empresas habilitadas e, posteriormente, escolhida a vencedora do processo. O contrato com a empresa escolhida será assinado na fase final, seguido pela emissão da ordem de serviço que permitirá o início imediato das obras. Todo o processo leva cerca de 60 dias, e a empresa terá 18 meses para concluir os trabalhos.
O projeto ainda prevê a criação de uma faixa auxiliar de concreto para melhorar o trânsito, especialmente entre a Epia (DF-003) e a DF-001, no Pistão Sul, e entre a EPNB e o acesso I a Samambaia, no entroncamento com a BR-060. De acordo com o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, a EPNB será totalmente renovada com pavimento novo e terá duas pistas de concreto no canteiro central. Essas pistas funcionarão inicialmente como desvios durante as obras e depois servirão como faixas exclusivas para ônibus, promovendo mobilidade sustentável e incentivando o transporte coletivo.