O DER DF (Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal) descartou a possiblidade de construir muretas para dividir as faixas de rolamento do Eixão para evitar acidentes.
A gestão anterior do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desenvolveu um projeto com a aplicação de muretas de 65 cm de altura e um canteiro central no meio da via. As estruturas poderiam ser removíveis e dariam lugar a seis passagens de emergência ao longo da via, que corta as Asas Sul e Nortes. O diretor do DER DF, Henrique Luduvice, afirma, no entanto, que não há orçamento para execução das obras que custaria R$ 13,8 milhões.
Outro aspecto considerado pelo departamento é a avaliação da nova gestão do Iphan, que considera que a construção fere o plano de tombamento de Brasília e pode prejudicar a preservação do patrimônio histórico. Um alternativa estudada pelo DER DF é a redução da velocidade máxima da via, atualmente de 80 km/h. A decisão será tomada após debates sobre o tema.