31.5 C
Brasília
terça-feira, 09/09/2025

Deputados pedem investigação sobre bandeira dos EUA em ato na Paulista

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
33.4 °
31.5 °
19 %
4.6kmh
0 %
ter
34 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °
sáb
34 °

Em Brasília

Deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) registraram nesta segunda-feira (8/9) uma solicitação formal à Polícia Federal para apurar a presença de uma bandeira dos Estados Unidos durante uma manifestação bolsonarista no domingo (7/9), realizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Os parlamentares apontam que há indícios de que essa mesma bandeira foi exibida em 5 de setembro, durant um jogo da National Football League (NFL) na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, também em São Paulo. Eles destacam que a coincidência de datas, as semelhanças nas dimensões e cores, bem como a complexidade no transporte do item, levantam suspeitas sobre a reutilização do símbolo.

Pedro Campos e Lindbergh Farias alertam que, caso uma entidade estrangeira — seja oficial ou privada, como a NFL — tenha cedido ou apoiado logisticamente o ato político, isso representaria uma grave irregularidade. Conforme a Constituição Federal e a legislação sobre partidos políticos, é proibido que legendas recebam recursos de fontes externas de forma financiada ou subordinada.

Segundo os deputados, não se trata de um incidente isolado, mas de uma demonstração de ligação da extrema-direita no Brasil com interesses externos, evidenciado pelo apoio a sanções contra o país, pelo uso de símbolos como o boné ‘MAGA’ associado a Donald Trump, além das conexões internacionais do bolsonarismo.

Esta é a primeira vez que um evento no dia 7 de setembro teve a presença de uma bandeira estrangeira, exibida na Avenida Paulista, como um símbolo de subserviência que a extrema-direita tenta impor ao Brasil.

A solicitação enviada à Polícia Federal inclui a análise das imagens que mostram a bandeira na partida da NFL e na manifestação, a identificação da origem, guarda e transporte do artefato, a oitiva de representantes da NFL Brasil e dos organizadores do ato, além da investigação de possíveis financiamentos externos.

Além disso, os deputados pedem que, caso haja envolvimento de autoridades com foro privilegiado, o caso seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República para as medidas cabíveis no Supremo Tribunal Federal.

Veja Também