A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2/7), uma moção de reprovação à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentada pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO).
Em entrevista ao podcast Mano a Mano, conduzido pelo rapper Mano Brown, divulgada em 19 de junho, Lula comparou o Brasil sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a uma terra devastada como a Faixa de Gaza.
“Quando assumimos, encontramos um país praticamente destruído. Às vezes, olho para a situação na Faixa de Gaza e penso no Brasil que nos foi entregue”, declarou o presidente.
No texto da moção, o deputado gustavo Gayer argumentou que a declaração feita foi uma comparação exagerada e insensível, que minimiza o sofrimento de muitas vítimas civis do conflito no Oriente Médio.
“Utilizar essa comparação para criticar um governo anterior brasileiro não apenas subestima a gravidade da situação sofrida pelos civis naquela região, mas também demonstra falta de respeito pelas responsabilidades diplomáticas e pelos direitos humanos”, afirmou Gayer.