18.1 C
Brasília
quarta-feira, 24/12/2025

Deputado vai acionar Conselho de Ética contra Bilynskyj por fala sobre Maranhão

Brasília
céu pouco nublado
18.1 ° C
18.4 °
18.1 °
89 %
1.8kmh
22 %
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °
dom
22 °

Em Brasília

O coordenador da bancada do Maranhão na Câmara, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), anunciou nesta terça-feira (23/12) que irá levar uma queixa ao Conselho de Ética contra o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) devido a uma declaração polêmica sobre o estado do Maranhão.

Durante sua participação no podcast 3 Irmãos, Bilynskyj discutia a fusão de estados e fez uma comparação entre Maranhão e Santa Catarina, criticando a diversidade regional. Ele declarou:

“A vasta extensão territorial do Brasil gera muita diversidade, esse é o problema. Por exemplo, Santa Catarina é muito uniforme. Se esse estado tivesse mais autonomia, haveria leis melhores para lá. Agora compare Santa Catarina com o Maranhão. São países diferentes? Não. Mas o Maranhão não tem condições semelhantes. Como comparar?”, afirmou.

Esta é a primeira representação protocolada contra um parlamentar no Conselho em 2026, podendo resultar em suspensão ou até cassação do mandato, caso o processo avance.

Deputado Duarte Jr. também comunicará o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sobre as declarações feitas.

“É inadmissível e muito lamentável que um deputado federal, representante do povo brasileiro, utilize seu espaço para espalhar preconceito, estigma social e desrespeito institucional contra um estado inteiro. Essa atitude não apenas ofende o Maranhão, mas também deteriora o nível do debate político nacional e prejudica a imagem do Parlamento”, afirmou em nota.

Resposta de Bilynskyj

Em entrevista ao Metrópoles, Paulo Bilynskyj esclareceu que a fala reflete sua opinião pessoal, o que está assegurado pela Constituição.

“Minha fala não foi uma crítica à população local, que enfrenta governos populistas e altos índices de corrupção, mas sim uma avaliação sobre a viabilidade administrativa das unidades federativas. Espero que o debate sobre a possível fusão de estados com dificuldades administrativas aconteça de forma séria e respeitosa para com os contribuintes brasileiros”, explicou o parlamentar.

Veja Também