21.5 C
Brasília
sexta-feira, 08/08/2025

Deputado responde PT após pedido de suspensão por ocupação na Câmara

Brasília
nuvens dispersas
21.5 ° C
21.5 °
17.3 °
49 %
1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
22 °

Em Brasília

Deputado federal Marcel van Hattem (Novo) criticou uma solicitação do Partido dos Trabalhadores (PT), que exige a suspensão de seu mandato após a obstrução na Câmara dos Deputados feita por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O evento ocorreu nesta quinta-feira (7/8).

Em comunicado, o parlamentar afirmou que a ação do PT é uma “hipocrisia”, já que, segundo ele, o partido também interrompeu os trabalhos do Legislativo anteriormente sem que houvesse qualquer penalidade para os envolvidos.

“Vi agora que o PT apresentou uma representação para suspender meu mandato por causa do que aconteceu ontem. Já expliquei tudo claramente nas minhas redes sociais. O PT age com muita hipocrisia, pois em 2017, quando houve situação similar, ninguém falou em punição”, declarou van Hattem.

Junto com outros deputados, van Hattem participou da ocupação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que durou mais de 30 horas. Em um momento, o parlamentar do Novo sentou-se na cadeira do presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos), mostrando resistência em deixar o local.

Os deputados da oposição decidiram interromper os trabalhos da Câmara em resposta à prisão domiciliar de Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Eles afirmaram que só encerrariam a ocupação quando a presidência da casa colocasse em pauta projetos que poderiam beneficiar o ex-presidente, como a anistia. No entanto, os deputados encerraram o protesto mesmo sem que houvesse acordo sobre a proposta.

Embora a oposição considere a atitude legítima, o presidente da Câmara, Hugo Motta, comentou que a possibilidade de tomar medidas disciplinares contra os deputados envolvidos na ocupação está sendo analisada.

Veja Também