Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) cometeu um equívoco durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), iniciada na terça-feira (26/8).
Ao criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por um comentário sobre a foto de um “senhor negro, alto, sorrindo sem dentes”, o deputado confundiu os termos “racismo” e “homofobia”.
Ele declarou: “Eu fiquei desapontado com a homofobia deste presidente do Brasil em dizer que negro e sem dente”, sendo rapidamente corrigido por outros deputados.
Corrigindo-se, afirmou: “Racismo, na verdade, em dizer que negros sem dentes não podem ser mostrados ao mundo. Fiquei abalado. É o racismo imposto por este presidente aos negros”, expressando sua indignação.
Presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), juntamente com outros membros, assistia à sessão.
O comentário do presidente Lula foi realizado no sábado (23/8), em um evento em Sorocaba (SP), criticando uma imagem usada pelo governo federal numa campanha publicitária destinada à Europa.
De acordo com o presidente, a escolha de uma foto com um “senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca” evidencia um preconceito.
Em resposta, o Ministério da Igualdade Racial afirmou: “O presidente Lula, ao se manifestar, relata uma situação que já demonstra o preconceito racial na seleção da imagem. Em seguida, realiza uma crítica importante ao estigma enfrentado pelas pessoas negras e destaca seu conhecimento sobre aqueles que mais sofreram pela falta de políticas públicas de saúde bucal, citando a criação e retomada do programa Brasil Sorridente para beneficiar os necessitados”.