O deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ) agendou para o dia 16 de setembro, às 10h, uma audiência pública na Câmara dos Deputados para tratar sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Conforme o requerimento, o objetivo é abordar a ligação entre a ufologia, a aplicação da Lei de Acesso à Informação e os possíveis efeitos dessas questões para a transparência à sociedade e a proteção da soberania nacional.
Ele define a ufologia como um campo dedicado à investigação dos OVNIs e das atividades relacionadas.
Chico Alencar destaca que a reunião não terá o propósito de discutir a existência de Extraterrestres (ETs). “É importante esclarecer que um OVNI não é necessariamente uma nave extraterrestre; o termo serve para nomear algo que não foi possível identificar por quem observou o fenômeno”, afirma o requerimento.
O parlamentar também menciona o período em que o Congresso dos Estados Unidos realizou investigações sobre possíveis ocultações de informações sobre OVNIs pelo governo. “Na ocasião, militares deram depoimentos sobre seus encontros com esses fenômenos, tratando o tema com seriedade e destacando preocupações relacionadas à soberania nacional e ao meio ambiente”, explica o deputado.
O documento inclui ainda uma citação do deputado democrata Robert Garcia: “Os UAPs [OVNIs], sejam quais forem, podem ser uma ameaça significativa para nossas aeronaves militares e civis, e isso precisa ser compreendido. Devemos incentivar mais relatos, não menos, sobre esses fenômenos. Quanto mais aprendermos, mais seguros estaremos”.
A audiência convocada pelo deputado do Psol reunirá especialistas para debater o tema, tais como:
- Thiago Ticchetti, pesquisador ufólogo com mais de 30 anos de experiência;
- Vitório Pacaccini, que atuou por 18 anos no Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados (CICOANI) e possui mais de 30 anos dedicados ao estudo da ufologia;
- Marco Antônio Petit de Castro, ufólogo, escritor, coeditor da Revista UFO e membro fundador e atual presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU);
- Fernando de Aragão Ramalho, membro e vice-presidente da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU);
- Wagner Vital, engenheiro, pesquisador de fenômenos anômalos não identificados e fundador do Grupo de Ufologia da Baixada Fluminense.