A votação do acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que estava sendo analisada por uma comissão de deputados e senadores brasileiros no Parlamento do Mercosul (Parlasul), foi adiada para depois do Carnaval. A sessão de votação agora está marcada para o dia 24 de fevereiro, às 10 horas, pois um deputado pediu mais tempo para estudar o documento.
O debate sobre o acordo começou no dia 10, após o relator, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), apresentar uma opinião favorável ao texto. Embora a sessão ainda não tenha terminado, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB – PE) solicitou mais tempo para analisar o acordo.
De acordo com as regras da comissão, esse pedido de vista permite um prazo maior para análise, o que levou ao adiamento da votação para a próxima sessão, daqui a duas semanas, devido ao feriado de Carnaval.
Ao pedir mais tempo, Renildo Calheiros afirmou que o acordo é importante, mas questionou a rapidez com que está sendo tratado. Ele destacou que, na Europa, o acordo ainda está sob análise judicial. O deputado ressaltou que o debate não deve ser feito somente na comissão ou no Congresso Nacional, mas também deve envolver a sociedade brasileira.
Estadão Conteúdo.
