Após dias seguidos de calor intenso e a recente onda de veranico, as temperaturas começaram a baixar neste domingo (24/8), tendência que deve continuar nesta segunda-feira (25/8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a queda de temperatura que será percebida desde o Rio de Janeiro, passando por São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e chegando a Rondônia.
Conforme o Inmet, as temperaturas podem reduzir até 5ºC, especialmente no início da tarde. Além disso, foram emitidos três alertas relacionados ao risco de chuvas fortes para o começo desta semana.
Chuvas Esperadas no País
O primeiro aviso indica possibilidade de chuvas de até 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina, nas regiões oeste e sul do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul. Outro alerta foi emitido para o norte do Pará, Roraima e Amapá para o mesmo período.
Também foi alertado sobre chuvas intensas no litoral da Bahia, especialmente em Salvador, onde a precipitação pode atingir até 50 mm até o início de quarta-feira (27/8). Na capital baiana, a máxima prevista é de 27ºC, bem inferior às temperaturas de Teresina (37ºC) e São Luís (36ºC), que lideram o calor no Nordeste.
Em São Paulo, não há previsão de chuva para o domingo, com temperaturas máximas em torno de 22ºC. Belo Horizonte terá até 28ºC e Vitória não passará de 29ºC. No Rio de Janeiro, depois de um sábado quente e um domingo nublado, o começo da semana apresenta máxima de 32ºC com sol entre nuvens.
Apesar da previsão de chuva, Boa Vista pode alcançar até 35ºC, mesma temperatura de Macapá. Na Região Norte, Palmas e Manaus podem registrar temperaturas ainda mais elevadas, chegando a 37ºC.