20.5 C
Brasília
sábado, 24/01/2026

Departamento de Estado dos EUA celebra cancelamento de 100 mil vistos

Brasília
trovoada com chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
19.5 °
94 %
3.6kmh
75 %
dom
23 °
seg
23 °
ter
26 °
qua
25 °
qui
19 °

Em Brasília

O governo dos Estados Unidos comemorou a anulação de 100 mil vistos irregulares nesta segunda-feira, 12 de janeiro. O perfil oficial do Departamento de Estado dos EUA no X compartilhou uma foto de Donald Trump dançando em sua publicação, destacando o esforço para deportar criminosos e garantir a segurança do país.

Dos vistos cancelados, cerca de 8.000 são de estudantes, entre os quais 500 perderam o direito de permanecer no país devido à posse e distribuição de drogas. Também foram revogados 2.500 vistos especiais de indivíduos com problemas legais relacionados a atividades criminosas nos EUA, incluindo 50% deles por dirigir embriagados; 30% por acusação de agressão, lesão corporal ou cárcere privado; e 20% por acusações que envolvem furto, abuso infantil, uso e distribuição de substâncias ilegais, além de fraude e peculato.

Conforme mencionado na publicação do Departamento de Estado, o número atual apresenta mais que o dobro das revogações feitas em 2024, sob o governo de Joe Biden, quando 40 mil vistos foram cancelados. O órgão refratou a intenção contínua de deportar criminosos visando manter a segurança nacional.

Relatórios indicam que a maioria das revogações aconteceu em relação a viajantes de negócios e turistas que excederam o tempo autorizado para permanecer nos EUA. No início deste ano, o governo americano também adicionou 25 países a uma política de caução para solicitação de vistos, entre eles a Venezuela, onde os EUA já intervieram e capturaram o presidente Nicolás Maduro. Essa medida entrará em vigor em 21 de janeiro, exigindo que cidadãos desses países paguem uma taxa de garantia para conseguir o visto americano.

Veja Também