O Conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou, nesta segunda-feira (28/7), um alerta a respeito dos perigos que o consumo do morango do amor pode trazer para a saúde bucal.
Essa sobremesa, que viralizou nas redes sociais, tem uma consistência que preocupa os profissionais da odontologia, principalmente para quem usa aparelhos ortodônticos, próteses dentárias ou facetas. O doce é preparado com morango coberto por brigadeiro branco e uma camada de caramelo endurecida.
“Dependendo do acidente, pode haver danos sérios aos dispositivos, que podem ser arrancados ao ficarem grudados na boca”, afirma o CFO em nota oficial.
Vídeos nas redes sociais mostram, inclusive, pessoas sofrendo com a quebra de lentes de contato dentais, soltura de dentaduras, contenções e próteses arrancadas por causa da força necessária para morder o doce.
Perigos do morango do amor
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, pacientes com aparelhos ortodônticos, contenções, facetas, próteses removíveis ou fixas são os mais vulneráveis ao consumir essa sobremesa. Alimentos duros e pegajosos podem prejudicar ou deslocar esses dispositivos, além de causar ferimentos na gengiva ou na mucosa oral ao serem arrancados acidentalmente.
“Comidas muito duras representam um risco real para quem possui próteses dentárias ou aparelhos fixos, podendo causar deslocamentos indesejados e até pequenas fraturas. Para esses pacientes, o melhor é evitar o consumo desse tipo de alimento”, explica Cristiano Demartini, especialista em endodontia e CEO do hospital Odonto Top.
Em situações de danos dentários, é importante buscar atendimento urgente para evitar complicações maiores. A dentista Ilana Marques, da clínica IGM Odontologia para Família, em Brasília, recomenda que, nesses casos, as pessoas guardem os pedaços quebrados e procurem um profissional rapidamente.
“O especialista fará uma avaliação da fratura para indicar o tratamento adequado, que pode variar de uma restauração simples a procedimentos mais elaborados, como o uso de pino ou coroa”, esclarece Ilana.
Alta quantidade de açúcar
Além dos riscos físicos, o morango do amor contém açúcar em alta concentração, o que aumenta o perigo de cáries, pois o caramelo adere aos dentes dificultando a remoção superficial. A entidade odontológica recomenda escovar os dentes e usar fio dental logo após consumir a sobremesa.
Essa prática impede o acúmulo de resíduos e a formação de placa bacteriana. “O ideal é comer o doce com moderação, sempre consumir um alimento que neutralize o açúcar antes e manter uma boa higiene bucal, principalmente com fio dental, escova macia e creme dental com flúor”, orienta Ilana.
Como aproveitar o doce com segurança
Para consumir o morango do amor sem riscos, o CFO sugere evitar morder diretamente a casquinha e começar pela parte fina do caramelo, usando os dentes da frente (incisivos). Cortar a sobremesa com uma faca para diminuir o impacto da mordida é outra dica válida. Na mastigação, prefira usar os dentes molares, que são mais fortes e preparados para triturar.
A entidade ainda recomenda procurar versões do doce sem a casquinha de caramelo, que é a parte mais perigosa, além de mastigar com cuidado, mesmo para quem não usa aparelhos.
Manter cuidados simples ajuda a aproveitar a sobremesa sem prejudicar a saúde dos seus dentes.