19.5 C
Brasília
quarta-feira, 07/01/2026

Delcy diz a Trump: Venezuela é governada por seu próprio povo

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
95 %
1kmh
75 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
19 °

Em Brasília

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, declarou nesta terça-feira (6/1) que não existe nenhum ‘agente externo’ governando o país, respondendo às falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo ela, só as autoridades venezuelanas têm poder sobre o território nacional.

“O governo da Venezuela exerce o poder em nosso país, e mais ninguém. Não há agente externo que governe a Venezuela”, afirmou Rodríguez em uma mensagem pela TV.

Na segunda-feira (5/1), em entrevista à NBC News, Trump afirmou que está no comando da Venezuela. Questionado sobre quem governa o país, ele respondeu: “Eu”.

O republicano mencionou, pela primeira vez, uma equipe do alto escalão do governo americano envolvida nas decisões sobre a Venezuela. Entre eles estão o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário da Defesa, Pete Hegseth, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, e o vice-presidente, JD Vance. Trump disse que cada um tem um papel específico neste processo.

No sábado (3/1), data da captura de Nicolás Maduro e dos ataques em Caracas, Trump já tinha declarado que os Estados Unidos pretendem administrar a Venezuela até que um novo governo seja formado. “Estamos presentes e permaneceremos até uma transição ocorrer. Basicamente vamos gerir o país até que a transição apropriada aconteça”, garantiu.

O presidente norte-americano também associou a permanência dos EUA no país ao controle dos recursos energéticos, especialmente do petróleo. Ele declarou que pretende controlar as reservas venezuelanas, acusando governos anteriores e o regime de Maduro de apropriação ilegal das riquezas.

“Conseguimos também apreender o petróleo venezuelano para trazer para os Estados Unidos porque foi retirado de maneira ilegal. Eles roubaram bilhões de dólares do nosso petróleo. Nunca tivemos um presidente que tivesse decidido agir contra isso. Eles lutaram em guerras distantes enquanto deixamos que um regime socialista roubasse durante esses governos anteriores e usasse a força para isso”, declarou.

Posse da presidente interina da Venezuela

Delcy Rodríguez, vice de Maduro, assumiu o cargo de presidente interina da Venezuela na segunda-feira (5/1). A decisão foi confirmada pelo Tribunal Supremo de Justiça e apoiada pelas Forças Armadas, que a mantêm no cargo por 90 dias para assegurar a continuidade administrativa e a proteção da nação.

No juramento, Rodríguez expressou: “Venho com profunda tristeza pelo sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores. Unamo-nos como um só povo para fazer a Venezuela avançar nestes momentos difíceis que ameaçam a estabilidade e a paz do país”.

Ela afirmou ainda que assume a presidência “com pesar”, mas “com dignidade”.

Em entrevista à revista The Atlantic, Donald Trump advertiu que Delcy Rodríguez poderá sofrer consequências caso não colabore com Washington.

Veja Também