Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirmou que ninguém de fora governa o país. Sua declaração foi uma resposta ao comentário feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia alegado estar no comando da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro.
“O governo da Venezuela exerce o poder em nosso país, e mais ninguém. Não há agente externo que governe a Venezuela”, disse Delcy Rodríguez em mensagem transmitida pela TV.
Nos últimos dias, Donald Trump confirmou que os Estados Unidos pretendem administrar a Venezuela até que um novo governo legítimo seja formado. Ele mencionou inclusive membros do governo americano envolvidos na gestão do processo, como Marco Rubio, secretário de Estado; Pete Hegseth, secretário da Defesa; Stephen Miller, vice-chefe de gabinete da Casa Branca; e JD Vance, vice-presidente.
Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro, sendo confirmada pelo Tribunal Supremo de Justiça e apoiada pelas Forças Armadas, que a mantêm no cargo provisoriamente para garantir a estabilidade do país.
Ela ressaltou sua tristeza pelo sequestro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, destacando a importância da união do povo venezuelano para a recuperação da estabilidade e da paz na nação.
Delcy Rodríguez assumiu o cargo com honra e responsabilidade, garantindo o compromisso com o futuro do país durante um período delicado.
