22.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Defesa Civil usa ferramentas climáticas para evitar riscos

Brasília
chuva fraca
22.5 ° C
22.5 °
21.7 °
73 %
1.5kmh
75 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
19 °

Em Brasília

Brasília (DF) – Na primeira reunião de 2026 do Bate-Papo com a Defesa Civil, especialistas discutiram como a Defesa Civil identifica riscos e se prepara antes de desastres acontecerem. O evento online, realizado em 28 de janeiro, contou com a presença de especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no YouTube, o encontro focou nos produtos climáticos que ajudam as ações da Defesa Civil. Essas ferramentas são importantes para prever riscos, apoiar decisões e proteger vidas diante de eventos climáticos cada vez mais comuns.

Mediado pela meteorologista Maytê Coutinho, do Departamento de Preparação e Resposta da Defesa Civil Nacional, o evento apresentou os produtos criados por cada instituição e mostrou como as defesas civis de todo o Brasil usam essas ferramentas na prática.

Fábio Rocha, pesquisador do Inpe, falou sobre as previsões climáticas em diferentes escalas, desde previsões imediatas até as de longo prazo, além do monitoramento dos oceanos e dos incêndios. Ele destacouse o Modelo para Previsão dos Oceanos, Superfícies Terrestres e Atmosfera (MONAN), um projeto que combina várias escalas de previsão para ajudar a sociedade.

Andressa Daibert, coordenadora da ANA para eventos climáticos críticos, explicou como a agência monitora eventos como secas e cheias. A ANA cria boletins e sistemas como o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos, Hidrotelemetria, Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) e Monitor de Secas, e coordena equipes de crise para decisões importantes.

Francisco Chagas Vasconcelos, diretor técnico da Funceme, ressaltou a colaboração com defesas civis no Ceará, fornecendo informações atualizadas, previsões e dados sobre falta de chuva. A Funceme também desenvolve painéis interativos para monitorar o oceano, mostrando índices de temperatura da água, e faz ações em áreas queimadas junto com órgãos estaduais.

O Bate-Papo com a Defesa Civil é um evento mensal realizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e transmitido pelo canal do MIDR no YouTube. Seu objetivo é fortalecer a prevenção, a preparação e a resposta a desastres no Brasil. As informações foram fornecidas pelo Governo Federal.

Veja Também