26.5 C
Brasília
segunda-feira, 02/02/2026

Defesa Civil avisa sobre chuvas fortes e risco de granizo em São Paulo até terça

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.5 °
26.5 °
57 %
4.1kmh
75 %
seg
27 °
ter
24 °
qua
22 °
qui
23 °
sex
26 °

Em Brasília

A Defesa Civil de São Paulo alertou para chuvas fortes e contínuas entre segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, com chances de temporais que podem trazer raios, ventos fortes e granizo em alguns lugares. Esse aviso veio depois das chuvas intensas que causaram alagamentos em várias regiões da capital e sua grande área metropolitana no domingo, 1º.

O órgão explicou que a instabilidade vem de um sistema meteorológico que está perto do estado. A previsão indica que as maiores chuvas devem acontecer na terça-feira, principalmente no oeste do estado, perto da divisa com o Paraná.

Diferentes regiões apresentam níveis variados de risco: muito alto no Vale do Ribeira e em Itapeva; alto em Sorocaba e Bauru; e médio na capital, região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Campinas, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto, Barretos e Franca.

O Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil permanece em plantão 24 horas durante este período. O Gabinete de Crise pode funcionar inicialmente à distância, com as concessionárias preparadas, e mudar para atendimento presencial se necessário.

Rua alagadas e falta de energia para moradores

No domingo, São Paulo ficou em estado de alerta por causa dos alagamentos durante quase quatro horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura. As regiões norte e leste tiveram as maiores dificuldades, com o alerta vigente até as 17h.

Foram registrados pelo menos 22 pontos de alagamento. A Avenida Jules Rimet, perto do estádio do Morumbi, na zona sul, ficou alagada por mais de três horas, impedindo o trânsito.

O Córrego Morro do S, na mesma área, quase transbordou na esquina da Avenida Carlos Caldeira Filho com a Rua Joaquim Nunes Teixeira. Um casal de idosos morreu em uma enchente no local em janeiro. O Corpo de Bombeiros disse que o carro deles foi levado pela água.

A chuva também causou queda de energia para cerca de 74 mil pessoas por volta das 18h do domingo, segundo a empresa Enel. Na manhã seguinte, ainda 10 mil clientes continuavam sem luz.

Entre 13h e 15h20, os Bombeiros receberam 26 chamados para quedas de árvores, cinco para enchentes e três para desabamentos na capital e região metropolitana.

Em Itapecerica da Serra, a Rodovia Régis Bittencourt ficou bloqueada por um alagamento no quilômetro 286, sentido São Paulo. A interrupção começou às 14h02 e terminou às 19h42, segundo a empresa responsável, Arteris.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas alagadas, não atravesse ruas inundadas e procure abrigo durante tempestades. Também alerta para manter distância de árvores, postes e estruturas de metal. Em locais com encostas, deve-se ficar atento a sinais de deslizamento. Em caso de emergência, ligue para 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).

Veja Também