Técnicos da Defesa Civil Nacional foram enviados a Palmas, no Tocantins, para ajudar as famílias da região Jardim Taquari, que foram afetadas por um vendaval em 8 de janeiro. Mais de 2.300 pessoas tiveram suas casas danificadas, com 445 residências destelhadas e 12 com danos maiores.
Uma equipe do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), liderada pelo coordenador-geral de Restabelecimento, Thiago Mônico, chegou ao local no começo da semana. Eles trabalham em conjunto com a Prefeitura de Palmas, visitando as áreas afetadas, realizando reuniões com autoridades locais e oferecendo treinamentos para a Defesa Civil municipal.
Essa ação visa apoiar a criação de relatórios para conseguir recursos federais que serão usados para ajuda humanitária, reparação e reconstrução das casas. Entre as medidas adotadas, está o envio de cestas básicas e kits de limpeza e higiene.
O ministro Waldez Góes garantiu o apoio completo do Governo Federal. “A equipe está autorizada a pedir tudo que for necessário, seja ajuda humanitária, equipamentos ou apoio logístico. O governo do presidente Lula atua de forma integrada, mobilizando todos os ministérios”, afirmou.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos ressaltou a importância do suporte técnico. “Este apoio é fundamental para Palmas e demonstra responsabilidade social na resposta ao evento climático que afetou mais de 570 famílias”, disse.
A missão da Defesa Civil Nacional busca entender a situação do desastre, avaliar as ações já realizadas pelo município e identificar as necessidades para oferecer uma ajuda rápida e eficaz, focando no bem-estar das pessoas afetadas.
*Com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
