22.5 C
Brasília
sexta-feira, 19/09/2025

Defesa aponta falha no pedido de extradição de Zambelli

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.3 °
56 %
5.7kmh
75 %
sex
26 °
sáb
28 °
dom
32 °
seg
32 °
ter
29 °

Em Brasília

Na Itália, Fábio Pagnozzi, advogado da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), declarou que há uma falha formal no pedido de extradição contra a parlamentar, que está detida no Complexo Penitenciário de Rebibbia desde julho, após fugir do Brasil e ser capturada pelas autoridades italianas.

Em entrevista à correspondente do Metrópoles em Roma, Cinthia Rodrigues, Pagnozzi explicou que o processo de extradição não foi devidamente formalizado pelo governo brasileiro junto ao italiano.

“O documento foi assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, mas o correto seria pelo ministro da Justiça. Assim, existe um erro formal e agiremos para corrigir o pedido equivocado”, afirmou.

Condenação da deputada

Carla Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a uma pena de 10 anos de prisão por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça, auxiliada pelo hacker Walter Delgatti Neto.

Além disso, em agosto, enquanto já presa na Itália, a deputada recebeu outra condenação por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.

O processo de extradição ainda está em andamento na Justiça italiana, que decidiu mantê-la presa durante a análise do caso.

Paralelamente, Carla Zambelli também está respondendo a processo de cassação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde participou recentemente de audiência por vídeo e teve troca de acusações com Walter Delgatti Neto.

Visita e evento na Itália

O advogado Pagnozzi está em Roma e visitará a deputada nesta sexta-feira (19/9), acompanhado de uma comitiva de senadores brasileiros, incluindo Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Esse grupo fará uma visita humanitária oficial, autorizada pelas autoridades locais, e após o encontro, realizará uma reunião para discutir medidas para apoiar Zambelli, que está detida há muito tempo.

No mesmo período, os senadores Flávio Bolsonaro e Magno Malta participarão de um evento intitulado “Brasil — Democracia ou Ditadura?”, com um jantar de líderes na sexta-feira e uma série de reuniões no sábado (20/9) no Hotel Dei Congressi, uma articulação da direita brasileira na Itália.

O evento continua até segunda-feira (22/9) e é organizado por grupos conservadores brasileiros na Itália, Suíça, Alemanha e Espanha, com participação remota de figuras como Allan dos Santos, Paulo Figueiredo e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Veja Também