As comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizarão um debate na próxima terça-feira (25) para discutir a violência enfrentada por jornalistas e comunicadores na Região Amazônica.
O encontro, solicitado pelos deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ), ocorrerá às 10 horas no plenário 2. Entre os principais temas estarão as ações do Estado para proteger profissionais que operam em zonas de conflito socioambiental na Amazônia.
De acordo com os parlamentares, esses profissionais frequentemente enfrentam ameaças, perseguições, criminalização e, em certas situações, até assassinatos, conforme indica o relatório Fronteiras da Informação, do Instituto Vladimir Herzog.
Organizações nacionais e internacionais apontam o Brasil como um dos países mais perigosos para o jornalismo, especialmente para aqueles que denunciam crimes como o desmatamento ilegal, a grilagem de terras e a mineração clandestina.
Nilto Tatto destaca que o silenciamento dessas vozes representa não apenas uma tragédia social e humana, mas também uma ameaça significativa à democracia, ao direito à informação e à efetiva implementação das políticas ambientais.
