A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta quarta-feira (3) para discutir estratégias para o desenvolvimento turístico sustentável e integrado da Cordilheira do Espinhaço, localizada em Minas Gerais.
O evento foi solicitado pelo presidente da comissão, deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), e terá início às 14 horas, no plenário 5.
O encontro visa analisar um projeto que procura fortalecer o setor turístico na região, valorizando os atrativos dos municípios mineiros ao redor da Cordilheira, que é a segunda maior cadeia montanhosa da América Latina.
Marcelo Álvaro Antônio ressalta que o projeto nasceu de uma colaboração entre as prefeituras de Botumirim, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina, o Governo de Minas Gerais, o Sebrae Minas, entidades ligadas ao turismo e o Comitê Gestor da Reserva da Biosfera da Unesco. O trabalho envolve ações para promover, capacitar e estruturar a qualificação dos serviços turísticos, além de valorizar o patrimônio natural e cultural da região.
A Cordilheira do Espinhaço tem aproximadamente 1.000 km de extensão e abrange 170 municípios em Minas Gerais. Em 2005, a Unesco reconheceu a região como Reserva Mundial da Biosfera. A área possui parques nacionais e estaduais, além de cidades com grande potencial para ecoturismo, turismo de aventura e turismo histórico.
Este debate técnico e institucional é fundamental para estabelecer a Cordilheira do Espinhaço como um modelo nacional de turismo sustentável e para promover a integração regional.

