A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir os desafios e as chances para que os idosos possam trabalhar. A sessão ocorrerá nesta quarta-feira, 17, às 15 horas, no plenário 12.
Solicitaram o debate os deputados Luiz Couto (PT-PB), Geraldo Resende (PSDB-MS), Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) e Maria do Rosário (PT-RS).
A intenção é debater as dificuldades e as possibilidades para os idosos entrarem e permanecerem no mercado de trabalho. Os parlamentares afirmam que os mais velhos enfrentam problemas como preconceito relacionado à idade, pouca oportunidade de qualificação contínua, falta de políticas públicas para inclusão no trabalho e condições inadequadas nos locais de emprego.
Porém, em certos setores, a experiência e a maturidade são valorizadas, criando oportunidades que precisam ser ampliadas.
Os deputados ressaltam que a grande informalidade e o baixo nível educacional limitam o acesso dos idosos a empregos formais e estáveis, além de encontrarem obstáculos estruturais para se inserir no mercado de trabalho.
Para eles, promover ambientes de trabalho inclusivos e oferecer qualificação adequada pode criar um ciclo positivo: isso ajuda na autonomia dos idosos e, ao mesmo tempo, fortalece a economia com profissionais experientes.