A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados realiza uma sessão nesta quarta-feira (20) para discutir a condição atual dos laboratórios de eficiência energética do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), às 16 horas, no plenário 14.
Esta discussão foi solicitada pelo deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ), que busca esclarecer como o atual modelo de financiamento do Cepel impacta a continuidade e o funcionamento dos laboratórios dedicados à eficiência energética.
Bandeira de Mello destacou que as mudanças no financiamento e gestão do centro, após a reestruturação da Eletrobras, vêm influenciando a operação de 30 laboratórios que são referência nacional e internacional nas áreas de eficiência energética, alta tensão, testes elétricos, fontes renováveis e sistemas inteligentes.
O deputado ressalta que o Cepel responde por aproximadamente 70% da capacidade laboratorial do setor elétrico brasileiro, e qualquer fragilidade nesse centro pode comprometer o atendimento das necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN) e também os compromissos do Brasil relacionados à transição energética, à redução das emissões de carbono e ao desenvolvimento sustentável.
