Erika Kokay destaca a falta de proteção social e assistência médica para militares temporários e voluntários nas Forças Armadas. Na segunda-feira (9), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública às 10 horas no plenário 3 para discutir a carreira militar e os sistemas de proteção social relacionados.
A deputada relata que muitos jovens ingressam anualmente nas Forças Armadas pelo serviço militar obrigatório, mas não possuem cobertura adequada de saúde e proteção social. Essa situação afeta militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, especialmente nas especialidades técnicas.
Ela também aponta problemas no Fundo de Saúde do Exército (Fusex), ressaltando que militares da reserva remunerada, reformados e pensionistas enfrentam atrasos no agendamento de exames e tratamentos em clínicas e hospitais conveniados, o que tem gerado uma percepção de discriminação.
Erika Kokay enfatiza que essa audiência é fundamental para ampliar o debate sobre as condições desses militares e buscar soluções que promovam justiça e melhorias na saúde e desenvolvimento profissional no contexto das Forças Armadas.

