Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, participou de uma audiência pública conjunta promovida pelas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Viação e Transportes; e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. O encontro ocorreu para discutir o projeto de integração entre os países sul-americanos e outras prioridades do Ministério do Planejamento.
A solicitação para que a ministra comparecesse foi feita pelos deputados Joseildo Ramos (PT-BA), Junio Amaral (PL-MG), Helena Lima (MDB-RR) e Socorro Neri (PP-AC). A audiência teve início às 10 horas no plenário 2.
Projeto das rotas de integração sul-americana
Após consultar os 11 estados brasileiros que fazem fronteira com países da América do Sul, o Ministério do Planejamento elaborou cinco rotas para conectar o Brasil ao oceano Pacífico. Essas rotas incluem rodovias, hidrovias, ferrovias, infovias, portos e aeroportos, vinculando o país aos seus vizinhos.
O objetivo das rotas é fortalecer e incentivar as relações comerciais do Brasil com os países sul-americanos, além de diminuir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre o Brasil, seus vizinhos e a Ásia.
O governo indicou que, dentro dos mais de 9,7 mil projetos do Novo PAC, 190 foram apontados como capazes de colaborar para a integração regional.
Joseildo Ramos ressaltou que essa iniciativa é fundamental para a economia brasileira, especialmente pelo impacto na exportação de produtos através do Pacífico. Por isso, ele enfatizou a importância das comissões conhecerem o projeto em detalhes para poderem acompanhar a sua execução.