20.4 C
Brasília
terça-feira, 19/08/2025

Debate sobre racismo ambiental e justiça climática na câmara

Brasília
nuvens quebradas
20.4 ° C
20.4 °
20 °
53 %
4kmh
75 %
ter
28 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
30 °
sáb
30 °

Em Brasília

A comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública nesta terça-feira (19), às 10 horas, no plenário 8, para discutir racismo ambiental e justiça climática.

O convite partiu do deputado Nilto Tatto (PT-SP). A sessão será interativa, permitindo a participação do público com perguntas aos convidados.

Nilto Tatto destaca a importância da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), para o desenvolvimento de estratégias globais de enfrentamento dos eventos climáticos extremos.

Segundo ele, a pauta ambiental vai além da simples conservação do meio ambiente, envolvendo a inclusão das organizações da sociedade civil brasileira na luta contra o racismo ambiental e pela justiça climática.

A Coalizão Negra por Direitos, que reúne cerca de 290 organizações, tem atuado nas últimas edições da Conferência do Clima para incentivar o debate sobre o racismo ambiental. Nilto Tatto ressalta que a COP tem se tornado um espaço fundamental para evidenciar como as mudanças climáticas afetam de maneira desigual as comunidades negras, que historicamente enfrentam marginalização e maior vulnerabilidade às situações climáticas extremas e à deterioração ambiental.

O movimento exigirá a eliminação do racismo ambiental, por meio de políticas públicas que garantam direitos universais, incluindo moradia adequada, acesso à cidade, à terra, à água potável, saneamento básico, alimentação saudável, além da proteção dos recursos naturais comuns, como águas e florestas.

Nilto Tatto reforça que a participação ativa desses grupos e movimentos é essencial para assegurar que as discussões e deliberações da COP 30 incorporem a justiça climática, promovendo soluções justas e reconhecendo a conexão intrínseca entre as questões raciais e a crise ambiental.

Veja Também