A comissão especial da Câmara dos Deputados que avalia o novo Plano Nacional de Educação (PNE) realiza uma audiência para discutir a qualidade da pós-graduação e a influência da produção científica no Brasil.
O projeto de lei 2614/24, que institui o novo PNE, define 18 metas para o avanço da educação até 2034, destacando a ampliação da formação de mestres e doutores com ênfase na equidade e inclusão.
Solicitaram o debate os deputados Moses Rodrigues (União-CE), Pedro Uczai (PT-SC), Rafael Brito (MDB-AL), Socorro Neri (PP-AC), Tabata Amaral (PSB-SP), Adriana Ventura (Novo-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Carol Dartora (PT-PR).
O encontro acontecerá às 14 horas, no plenário 9, com a finalidade de aprofundar a análise de temas importantes, entre eles:
- A definição de critérios internacionais para avaliação da produção científica;
- O incentivo à pesquisa aplicada que estimule inovação tecnológica e aumente a produtividade;
- A diminuição das disparidades regionais no acesso à pós-graduação;
- A convergência entre pesquisa acadêmica e benefícios práticos para a sociedade.
Esta audiência faz parte de uma série de discussões promovidas pela comissão especial que visa aprimorar o texto do novo PNE. Os debates almejam suportar os parlamentares na formulação de políticas públicas mais eficazes, garantindo metas claras de qualidade e igualdade na educação.